Infiltração no telhado: Motivos para prevenir e evitar

  • 0

Infiltração no telhado: Motivos para prevenir e evitar

Você já parou para pensar no quanto uma infiltração pode ser problemática?  No telhado pode ter origem por diversas causas como telhas mal encaixadas ou quebradas,  podendo ser facilmente recolocadas da maneira correta. Porém, também  há a possibilidade de ser  ocasionada pela má inclinação do telhado, um problema mais complexo, pois cada telha necessita da inclinação exata e ignorar esse fato pode gerar um grande prejuízo.

Saiba Mais

  • 0

Alunos criam telha ecológica com embalagens Tetra Pak e fibra de coco

Sustentável, material pode ser usado em construções sociais; Reciclagem possibilita a redução da quantidade de resíduos sólidos nos aterros sanitários.

Pensando na situação de degradação do meio ambiente e na má utilização dos recursos naturais do planeta, três alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Heliópolis, na Capital, criaram uma telha ecológica a partir de fibra de coco, papel reciclado e embalagem Tetra Pak. O projeto foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso técnico de Administração por Keylla Maria, Danielli Santos e Eduardo Correia. A professora orientadora foi Roberta Cabrera.

Saiba Mais

  • 0

Metade das telhas do país é feita da substância amianto

Popular, o amianto, considerado cancerígeno pela Organização Mundial de Saúde, está presente em telhas e caixas d’água de milhares de casas no Brasil. Segundo o IBC, cerca de 50% das telhas das casas do país são feitas do componente.

Há, por exemplo, quem queira trocar o telhado, mas não sabe onde descartar. Muitos nem sabem que estes materiais oferecem risco. “Não sabia que podia provocar algum risco para a saúde. Tenho telha desse tipo em casa e nunca me disseram nada”, contou o pintor Jonatas Ferreira, 21.

Epidemiologista-chefe da Unidade Técnica de Exposição Ocupacional, Ambiente e Câncer do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Ubirani Otero afirma que, para quem tem telha ou caixa d’água feita com amianto, o risco está no caso de o material se deteriorar.

“Se elas se deterioram, a fibra leve é aspirada pelas pessoas, inclusive as que estão no entorno. Isto é uma coisa que a gente vai ter que lidar de agora em diante”.

Sem respostas

Segundo Ubirani, é preciso evitar lavar telhas e tanques com produtos abrasivos, água sanitária e escovão. “Para câncer, não existe limite de exposição seguro. Não há, por exemplo, programas de remoção. É preciso pensar agora como isto será feito. É uma nova realidade que a gente vai ter que pensar. Não temos respostas prontas”, frisa.

Ubirani conta, ainda, que os mais expostos são os trabalhadores que manipulam o material na linha de produção. Ela disse que, no caso do mesotelioma, a previsão é que o pico da doença só ocorra a partir de 2020.

Isto se deve ao fato de a patologia ter um período de latência de mais de 20 anos. “Por isso dizemos que ainda não chegou o pico da doença. A pessoa pode ter sido exposta aos 20 anos e só manifestar após os 40”.


  • 0

Como fazer um telhado gastando pouco ou gastando menos?

Quais as dicas para uma pessoa que deseja fazer um telhado de uma casa gastando pouco ou gastando menos com a construção e quais as estratégias que podem ser usadas como materiais e outros visando diminuir o custo de construção de um telhado?

Saiba Mais

  • 0

Tipos de telhados, vantagens e desvantagens de cada um!

A partir de materiais naturais como ardósia e madeira até produtos artificiais, tais como asfalto, folhas de metal, e polímeros plásticos, existem vários tipos e estilos de coberturas para escolher. Enquanto cada um tem suas vantagens e desvantagens, todos eles podem adicionar um elemento de design diferenciado para sua casa. Então, qual é o material certo para você?

Saiba Mais

  • 0

Dicas de como conservar seu telhado

Fique atento as dicas!

Qualidade do material: Uma telha de qualidade, produzida corretamente pode durar muitos anos.

Manutenção preventiva: Faça revisões em seu telhado regularmente – observe se as calhas estão entupidas, a estrutura e telhas – evitam problemas e maiores prejuízos.

Fatores críticos de risco: Árvores por perto, outras construções, bolas e brinquedos, animais, manutenção de antenas e calhas, pintura externa, limpeza de caixa d’água, colocação de alarmes e fiação em geral.

Amarração: Dependendo das travas e da inclinação, as telhas deverão ser amarradas com arame de cobre legítimo. Tráfego pesado e obras com bate-estacas contribuem para que as telhas deslizem. Subcoberturas O uso de mantas especiais pode melhorar a proteção.

Mão-de-obra: Escolha profissionais competentes para cuidar do seu telhado.

Segurança: Não pisar diretamente nas telhas, desvende o telhado aos poucos e faça um trajeto com tábuas. Evite trabalhar sobre as superfícies molhadas.

Preserve Use os ecológicos “Rs”:– Repense; Reduza; Reutilize; Recicle.

Fonte: MC Telhados


Precisando Reformar ou Construir seu telhado?

WhatsApp chat